DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA,
SOCIAL
E ECONÔMICA DO BRASIL
DIDÁTICA
Prof. Jarbas A.Vilela
VOCÊ CONHECE NOSSOS HINOS ?
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Para professores de História :
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SOCIAL
E ECONÔMICA DO BRASIL
PRÉ-HISTÓRIA
1 - Essa terra era habitada por sociedades indígenas, cada qual com seus padrões de comportamento e valores próprios, e um chefe.
Ele não mandava, não impunha, não punia.
Tinha o dom da palavra e não o poder da violência.
Aconselhava, mantinha a paz e a generosidade no grupo.
PERÍODO PRÉ-COLONIAL
2 - O Brasil aparece, pela primeira vez, em um mapa catalão de 1350 ( Idade Média européia ) e em outros mapas italianos posteriores.
Portanto, não foi "descoberto" em 1500.
O primeiro mapa português onde figura o Brasil é de 1488, elaborado por PERO VAAZ DA CUNHA, apelidado "Bizagudo".
3 - Então, chegaram os portugueses, invadiram a terra, erguendo cruzes e rezando missas em latim.
Percorreram o litoral nomeando os acidentes geográficos com nomes de santos da Igreja Católica.
Abriram fogo contra piratas franceses e reclamaram diplomaticamente dos contrabandos ingleses.
No pequeno estaleiro de "San Vincenzo" começaram a vender 'peças vermelhas' ( = indígenas ).
Com a extração do pau-brasil tem inicio a devastação e destruição do meio-ambiente.
PERÍODO COLONIAL
"Os portugueses recusavam-se a viajar para o Brasil naquelas caravelas inseguras, com medo de naufragar pelo mar oceano. Então, numa época de grande miséria e repressão religiosa e política na Europa, acena-se com um paraíso à mão : o Brasil. A propaganda é tão descarada que, quando alguns começam a duvidar desse paraíso, dando pela falta da maçã do relato bíblico, alguns intelectuais desenvolveram a teoria de que realmente a tal fruta foi o maracujá, tão abundante aqui. É preciso mentir e criar o mito para colonizar".
4 - Colonizar é explorar - tornar a terra lucrativa para os interesses da burguesia e do comércio europeus.
O colonizador é 'reinol', patriarca, 'homem-bom', escravocrata, titular dos direitos e privilégios.
O colonizado é simples objeto, cheio de obrigações e deveres, dependente e com complexo de inferioridade.
E a terra 'dadivosa e boa' foi especulada para produzir e fornecer açúcar.
Nada mais que isto !
Dividiram-na em lotes de 'Capitanias Hereditárias' e criaram um 'Governo-Geral', impondo e cumprindo as leis mercantilistas de monopólio, exploração e intimidação.
"Como Portugal é uma nação católica e escravizar seres humanos fere a moral cristã, o PAPA INOCÊNCIO IV edita uma bula afirmando que negro não tem alma e, por isso, escravizá-lo será um benefício. Em seguida batizam-no e, assim, ao morrer ele ganha o céu..."
Índios e negros, 'gentes bestiais', considerados como inferiores, foram aviltados de todas as formas imagináveis.
5 - Câmaras Municipais cuidavam da administração das vilas e da vida coloniais.
O 'Juíz-Ordinário', (seu presidente) era, ao mesmo tempo, prefeito, juiz e delegado de polícia.
Todos os vereadores eram 'homens-bons'.
6 - 'Soldados de Deus' e da religião, os jesuítas de LOYOLA vieram evangelizar e reforçar o domínio estrangeiro.
Detiveram o monopólio da educação por mais de 2 séculos ( 1549 a 1759 ).
Protegeram o índio para mudar seus hábitos, usos, costumes, língua, crenças e chefias.
Desestruturaram totalmente sua organização.
"Cristão bom tinha que ter paciência, ser manso, resignado, obediente, respeitar todas as autoridades e não se revoltar. Tinha que aguentar todo o sofrimento aqui na 'Terra da Santa Cruz', para ser feliz, depois, lá no céu".
7 - Um padre, que se tornou famoso pelo seu estilo de pregar, chamado ANTONIO VIEIRA, muito amigo do rei, certa vez desabafou :
"Hoje em dia é assim: um moço sem pai, mal herdado da natureza, sem valor para seguir as armas, sem empenho para cursar as letras, moço sem talento, nem indústria para granjear a vida por outro exercício... é desonesto ? - vai governar.
É honesto ? - vai ser padre."
É honesto ? - vai ser padre."
8 - Mesmo com a descoberta de ouro, pelos bandeirantes, e de diamantes, o Brasil não ficou rico.
O 'oiro' daqui arrancado, levado para o Reino, foi parar nas mãos dos ingleses.
O Brasil produziu mais ouro do que toda a América espanhola, em 357 anos !
Entre os Séculos XV e XVIII atingiu 50% de toda a produção mundial.
9 - Aos poucos, a colônia foi se desenvolvendo, aumentando o povoamento e crescendo a produção.
A multiplicação das tarefas administrativas foi promovendo o aparecimento de novas classes sociais e revelando oposições e conflitos de interesses com a Metrópole.
Um sentimento nacionalista, vinculado aos 'cabedais' ( = patrimônios) dos latifundiários, vai promover uma fratura no processo colonial e o despertar de uma consciência nacional.
ESTADO DO BRASIL
e
REINO UNIDO
10 - Em 1808, a família real portuguesa foge de NAPOLEÃO BONAPARTE para o Brasil.
Aqui chegada, o Príncipe-Regente D.JOÃO abre os portos às nações amigas, favorecendo a Inglaterra.
Acordos assinados em 1810 permitiram a venda de produtos industrializados ingleses a preços baratos.
Assim, quando se consome muito e se produz pouco ( ou nada ), o resultado é a elevação dos preços (inflação).
Quando se compra muito e se vende pouco, a consequência é a dívida.
Para pagar a dívida, tornou-se necessário recorrer a empréstimos do exterior.
Aqui começaram os grandes problemas da economia nacional.
INDEPENDÊNCIA e I REINADO
11 - Quando D.JOÃO VI voltou a Portugal, deixou o governo do Brasil para o filho D.PEDRO, aconselhando-o a proclamar a independência e tornar-se rei, "antes de qualquer outro aventureiro".
Os homens que o rodearam e que assumiram a direção do movimento de emancipação eram das categorias mais importantes, interessados em manter a produção por trabalho escravo, manter a ordem, evitar a anarquia e os "excessos do povo".
A eles interessava a propriedade, a liberdade e a segurança.
E para o povo ?
12 - A CONSTITUIÇÃO de 1824, outorgada por D.PEDRO I, afirmava a liberdade e a igualdade de todos perante a lei - mas a maioria da população permanecia escrava;
garantia o direito de propriedade, mas 19/20 do povo vivia em terras alheias;
garantia a segurança individual, mas matava-se impunemente;
garantia a independência da justiça, mas ela se transforma em instrumento dos latifundiários;
abolia a tortura, a mutilação, a marca de ferro, mas preservava a pena-de-morte, os açoites e gargalheiras.
Os senhores continuavam supremos juízes, decidindo a vida e a morte de 'seus homens'.
REGÊNCIAS
13 - Enquanto D.PEDRO DE ALCÂNTARA, príncipe herdeiro, ainda era criança, as elites se digladiavam pelo poder e governavam reaccionariamente.
Enquanto isso, o país perdia competitividade no mundo internacional e afundava-se na dependência das potências estrangeiras.
O povo, ignorante, oprimido, analfabeto e miserável, resolveu então começar a lutar por uma vida mais livre e justa.
14 - A imprensa constituiu um importante canal de luta política.
Muitos jornais eram pasquins, criados para defender ou atacar uma posição política ou o nome de uma pessoa.
Usavam linguagem apaixonada, violenta, exagerada e parcial.
P'ra despertar o interesse do leitos inculto, introduziram a caricatura e palavras de forte agressividade.
II REINADO
15 - "O Imperador nomeia o Ministério; o Ministério faz a eleição; a eleição faz a maioria.
Em última análise : o Imperador faz a maioria e isto é o que é o sistema representativo no Brasil"
Em última análise : o Imperador faz a maioria e isto é o que é o sistema representativo no Brasil"
( JOAQUIM NABUCO, 1868 ).
16 - "A mentalidade escravista criou sérias dificuldades para a implantação da indústria e do trabalho assalariado no país.
Havia profundo preconceito contra qualquer tipo de trabalho braçal.
Só os negros podiam fazer força.
A grande ambição das família livre e pobre era conseguir, para seus membros, um trabalho que 'não sujasse as mãos' : serviço em algum escritório liberal ou nomeação para um cargo público.
Indicar e proteger conhecidos e familiares tornou-se um grande negócio para os políticos: garantiam aliados e eleitores constantes, sem gastar um tostão de seu bolso"
[ GILBERTO COTRIM ].
17 - A Monarquia teve a missão de realizar a unidade nacional.
REPÚBLICA VELHA
18 - O Brasil mudou de governo, trocou de bandeira, ganhou Constituição nova, separou a Igreja do Estado.
Mas a estrutura sócio-política não foi alterada : os chefões eram os mesmos e os pobres continuaram na miséria.
Os dois primeiros presidentes militares fizeram a 'República da Espada'.
O terceiro, um civil, representou a subida da oligarquia cafeeira ao poder.
Os credores externos exigiam o controle sobre os gastos públicos, diminuição da inflação, restrição do crédito às empresas e aumento de impostos.
A riqueza continuou concentrada em poucas mãos, predominando a monocultura para exportação.
Os 'coronéis' ( = donos das fazendas ) garantiam as eleições de seus protegidos pelo voto aberto e de cabresto.
São Paulo e Minas Gerais fizeram a política do 'Café-com-leite', elegendo o Presidente da República e os operários se organizaram na luta pelos seus direitos...
19 - "As classes médias urbanas procuravam fugir do trabalho nas fábricas assumindo funções no comércio, nos bancos e nas repartições públicas.
Acalentavam o sonho de conseguir o anel de 'doutor'.
Medicina, jornalismo, engenharia, advocacia eram as profissões de prestígio, abriam as portas dos salões elegantes da alta sociedade.
Assim, o título de bacharel ou de doutor tornou-se um mito : a via de acesso mais segura para a ascensão social"
[ GILBERTO COTRIM ].
20 - WASHINGTON LUIS, último presidente das oligarquias cafeicultoras, derrubado pela Revolução de 1930, dizia que a 'questão social' era caso de polícia.
Para a classe dominante, as revoltas ou insatisfações dos trabalhadores deviam ser tratadas na base da violência policial.
PERÍODO VARGAS
21 - "Nos anos de 1930-45, o nacionalismo passou a ser um elemento importante nos debates, nos discursos dos políticos, nas diretrizes institucionais e nas próprias realizações do governo.
O tenentismo, a nascente burguesia industrial, os setores mais politizados do proletariado e alguns grupos da classe média, estavam identificando a solução dos seus problemas com soluções nacionalistas, para os dilemas na sociedade como um todo.
A reorganização do Estado, sob GETÚLIO VARGAS, permitiu a revisão das relações de dependência e a reorientação do sistema econômico.
Ao entrar na 2ª Guerra, associando-se e subordinando-se às diretrizes e ações dos Estados Unidos, o governo foi obrigado a aceitar as condições e as consequências dessa colaboração subordinada" [ OCTAVIO IANNI ].
PERÍODO POPULISTA
22 - Organizou-se e desenvolveu-se um movimento contrário à idéia de industrializar e emancipar economicamente o país.
Um projeto de capitalismo nacional (subordinado ao estrangeiro) surgiu num contexto histórico dominado pela redefinição da hegemonia econômica, política, militar e cultural dos Estados Unidos.
23 - "Pague-se melhor os trabalhadores e ele terá novas concepções de vida..."
"No dia em que tivermos 5,10 milhões de proprietários rurais, a propriedade estará muito mais defendida.
Muito mais gente vai poder e educar os filhos.
É preciso fazer isso para este país ir pra frente !"
Muito mais gente vai poder e educar os filhos.
É preciso fazer isso para este país ir pra frente !"
( JOÃO GOULART, Presidente da República ).
Há alguma dúvida sobre o porquê do Golpe Militar de 1964 ?
DITADURA MILITAR
24 - "Que os ricos sejam cada vez mais ricos para que, graças a eles, os pobres sejam menos pobres" - o discurso de posse do general-ditador-presidente COSTA E SILVA foi ovacionadíssimo !
25 - "Eu continuo cada vez mais militar.
Estou fazendo uma força desgraçada para ser político (...)
O que eu gosto é de clarim e de quartel. (...)
Eu prendo, eu arrebento !
Prefiro cheiro de cavalo a cheiro de povo".
(Gal. JOÃO FIGUEIREDO - Jornal do Brasil, 11.08.78)
NOVA REPÚBLICA
26 - "Onde há emprego há pão.
Enquanto existir o homem faminto e desesperado não haverá progresso na Nação".
( TANCREDO NEVES )
27 - "Hei de administrar a maior crise da história brasileira, a maior dívida externa do mundo, a maior dívida interna e a maior inflação que já tivemos ; a dívida social ; a dívida moral.
Serei o último Presidente de um país pobre".
( JOSÉ SARNEY )
28 - Nos anos 80 o país recobrou a normalidade institucional com a volta da democracia.
É um período de maior participação política e manifestação popular.
Entretanto, a economia estagnou e o Brasil não conseguiu tirar o atraso social deixado pela ditadura.
Na década de 90, sem a maquiagem da censura, mostra a sua verdadeira cara : corrupção, violência, miséria.
Descrentes, muitos brasileiros se desiludem das soluções coletivas.
E na onda da salvação individual, proliferam as academias de ginásticas, as teologias da prosperidade, o misticismo eletrônico com astrologia por computador (internet).
Entre os jovens, multiplicam-se as tribos urbanas, desde as mais radicais até a tribo das grifes dos 'shopping centers'.
29 - "Num país de 30.401.000 habitantes analfabetos, afrontosos 25% da população, cabe advertir : a cidadania começa com o alfabeto !
A Constituição é caracteristicamente o Estatuto do Homem (...)
O inimigo mortal do homem é a miséria.
Não há pior discriminação do que a miséria.
O Estado de Direito, sectário da igualdade, não pode conviver com o estado da miséria.
O inimigo mortal do homem é a miséria.
Não há pior discriminação do que a miséria.
O Estado de Direito, sectário da igualdade, não pode conviver com o estado da miséria.
Democracia é a vontade da lei, que é plural e igual para todos, do Príncipe, que é impessoal e desigual para os favorecimentos e privilégios.
Política não se faz com ódio, pois não é função hepática.
Política é filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração.
Política é filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração.
( Dep. ULYSSES GUIMARÃES )
30 - "Meu pai já me dizia, desde quando eu era pequeno, que eu tinha nascido com 'aquilo roxo' ! E o tenho mesmo, para enfrentar a todos aqueles que querem conspirar contra o processo democrático" ( FERNANDO COLLOR ).
"O povo brasileiro é caipira".
"Vagabundo é todo o trabalhador que se aposenta antes dos 50 anos".
"Não dá para transformar todo mundo em rico.
Nem sei se vale a pena, porque vida de rico é muito chata (...) eu sou professor, não sou rico"
Nem sei se vale a pena, porque vida de rico é muito chata (...) eu sou professor, não sou rico"
( FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ).
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ADENDAS
"A consciência de que há vários 'brasís' no Brasil no campo econômico quanto social, político, cultural, esses brasís precisam ser integrados num todo uniforme e homogêneo mas desenvolvido, é a missão da República.
Sob esse aspecto a República é que verdadeiramente descobriu o Brasil.
Se a Monarquia lutou pela unidade do Brasil r por isso construiu a Pátria Grande, a República luta pela integração do Brasil para construir a Grande Pátria.
[ ALDO JANOT ]
"É preciso compreendermos que o Brasil não é exterior a nós, mas está em nós, faz parte do nosso corpo e da nossa alma.
O problema da cultura brasileira é um problema nosso.
Nossa existência será dependente e inautêntica enquanto for dependente e inautêntica a existência do país.
Não temos outra coisa a fazer, senão inventar o nosso destino, construindo uma cultura que seja expressão, a forma adequada do novo Brasil que devemos criar"
[ ROLAND CORBISIER ]
"A modernidade produziu um mundo menor do que a humanidade.
Sobram bilhões de pessoas.
Não se previu espaço para elas nos vários projetos internacionais e nacionais.
No Brasil essa exclusão tem raízes seculares.
De um lado, senhores, proprietários, doutores.
Do outro, índios, escravos, trabalhadores, pobres.
Isso significa produzir riqueza pela produção da pobreza.
O padrão rural da colônia transferiu-se intato ao país urbano, com pretensões a ser moderno.
O Brasil tem uma indústria com duas caras - e a mesma moeda.
Moderna na tecnologia, atrasada nas relações de trabalho.
Não encurtou o abismo entre pobres e ricos.
viraram empresários, mas continuaram a viver em novas versões da casa-grande.
Os escravos viraram trabalhadores, mas continuaram morando nas senzalas, feitas para isolar o pobre depois do serviço.
Aprendemos que em 60 anos de industrialização, o Brasil gerou 3 categorias sociais : ricos, pobres e indigentes.
É como se elas habitassem países diferentes.
A maioria rica, branca, sofisticada forma uma sociedade mais ou menos comparável à do Canadá.
Tem a maioria pobre, negra, silenciosa, resignada, do tamanho do México.
E há 32 milhões de indigentes, uma Argentina, dentro do Brasil.
No combate à fome há o germe da mudança do país.
Todos podem e devem comer, trabalhar e obter uma renda digna, ter escola, saúde, saneamento básico, educação, acesso à cultura.
Ninguém deve viver na miséria.
Todos têm direito à vida digna, à cidadania.
A sociedade existe para isso.
Ou, então, ela simplesmente não presta para nada !
O ESTADO só tem sentido se é um instrumento dessas garantias.
A POLÍTICA, os PARTIDOS, as INSTITUIÇÕES, as LEIS só servem para isso.
Fora disso, só existe a presença do passado no presente, projetando no futuro o fracasso de mais uma geração"
[ HERBERT DE SOUZA ].
DIDÁTICA
Prof. Jarbas A.Vilela
Criando uma sala-ambiente de História
O teto da sala de aula recebeu coleção de mapas de História do Brasil e delicadas maquetes confeccionadas pelos alunos sobre a evolução da "História da Aviação" e da "Conquista do Espaço" :
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