quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

30 FRAGMENTOS

DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA,
SOCIAL
E ECONÔMICA DO BRASIL










PRÉ-HISTÓRIA


 
1  -  Essa terra era habitada por sociedades indígenas, cada qual com seus padrões de comportamento e valores próprios, e um chefe.
Ele não mandava, não impunha, não punia.
Tinha o dom da palavra e não o poder da violência.
Aconselhava, mantinha a paz e a generosidade no grupo.



PERÍODO  PRÉ-COLONIAL



 

2  -  O Brasil aparece, pela primeira vez, em um mapa catalão de 1350  ( Idade Média européia ) e em outros mapas italianos posteriores.

Portanto, não foi  "descoberto"  em 1500.

O primeiro mapa português onde figura o Brasil é de 1488, elaborado por PERO VAAZ DA CUNHA, apelidado "Bizagudo".

 

3  -  Então, chegaram os portugueses, invadiram a terra, erguendo cruzes e rezando missas em latim.
Percorreram o litoral nomeando os acidentes geográficos com nomes de santos da Igreja Católica.
Abriram fogo contra piratas franceses e reclamaram diplomaticamente dos contrabandos ingleses.
No pequeno estaleiro de  "San Vincenzo"  começaram a vender  'peças vermelhas'  ( = indígenas ).
Com a extração do pau-brasil tem inicio a devastação e destruição do meio-ambiente.




PERÍODO  COLONIAL
 

 
 

"Os portugueses recusavam-se a viajar para o Brasil naquelas caravelas inseguras, com medo de naufragar pelo mar oceano.  Então, numa época de grande miséria e repressão religiosa e política na Europa, acena-se com um paraíso à mão : o Brasil.  A propaganda é tão descarada que, quando alguns começam a duvidar desse paraíso, dando pela falta da maçã do relato bíblico, alguns intelectuais desenvolveram a teoria de que realmente a tal fruta foi o maracujá, tão abundante aqui.  É preciso mentir e criar o mito para colonizar".
 


 
4  -  Colonizar é explorar  -  tornar a terra lucrativa para os interesses da burguesia e do comércio europeus.
O colonizador é 'reinol', patriarca, 'homem-bom', escravocrata, titular dos direitos e privilégios.
O colonizado é simples objeto, cheio de obrigações e deveres, dependente e com complexo de inferioridade.
E a terra  'dadivosa e boa' foi especulada para produzir e fornecer açúcar.
Nada mais que isto !
Dividiram-na em lotes de  'Capitanias Hereditárias'  e criaram um 'Governo-Geral', impondo e cumprindo as leis mercantilistas de monopólio, exploração e intimidação.
"Como Portugal é uma nação católica e escravizar seres humanos fere a moral cristã, o  PAPA INOCÊNCIO IV edita uma bula afirmando que negro não tem alma e, por isso, escravizá-lo será um benefício.  Em seguida batizam-no e, assim, ao morrer ele ganha o céu..."
Índios e negros, 'gentes bestiais', considerados como inferiores, foram aviltados de todas as formas imagináveis.
 

5  -  Câmaras Municipais cuidavam da administração das vilas e da vida coloniais.
O 'Juíz-Ordinário', (seu presidente) era, ao mesmo tempo, prefeito, juiz e delegado de polícia.
Todos os vereadores eram  'homens-bons'.
 

6  -  'Soldados de Deus' e da religião, os jesuítas de LOYOLA vieram evangelizar e reforçar o domínio estrangeiro.
Detiveram o monopólio da educação por mais de 2 séculos  ( 1549 a 1759 ).
Protegeram o índio para mudar seus hábitos, usos, costumes, língua, crenças e chefias.
Desestruturaram totalmente sua organização.
"Cristão bom tinha que ter paciência, ser manso, resignado, obediente, respeitar todas as autoridades e não se revoltar.  Tinha que aguentar todo o sofrimento aqui na 'Terra da Santa Cruz', para ser feliz, depois, lá no céu".
 

 
7  -  Um padre, que se tornou famoso pelo seu estilo de pregar, chamado ANTONIO VIEIRA, muito amigo do rei, certa vez desabafou :
"Hoje em dia é assim: um moço sem pai, mal herdado da natureza, sem valor para seguir as armas, sem empenho para cursar as letras, moço sem talento, nem indústria para granjear a vida por outro exercício... é desonesto ? - vai governar. 
É honesto ? - vai ser padre."
 

 
8  -  Mesmo com a descoberta de ouro, pelos bandeirantes, e de diamantes, o Brasil não ficou rico.
O 'oiro'  daqui arrancado, levado para o Reino, foi parar nas mãos dos ingleses.
O Brasil produziu mais ouro do que toda a América espanhola, em 357 anos !
Entre os Séculos XV e XVIII atingiu 50% de toda a produção mundial.
 
 
9  -  Aos poucos, a colônia foi se desenvolvendo, aumentando o povoamento e crescendo a produção.
A multiplicação das tarefas administrativas foi promovendo o aparecimento de novas classes sociais e revelando oposições e conflitos de interesses com a Metrópole.
Um sentimento nacionalista, vinculado aos  'cabedais' ( = patrimônios)  dos latifundiários, vai promover uma fratura no processo colonial e o despertar de uma consciência nacional.
 
 

 
 
ESTADO DO BRASIL
  e 
 REINO UNIDO
 

 
 
 
 
10  -  Em 1808, a família real portuguesa foge de NAPOLEÃO BONAPARTE  para o Brasil.
Aqui chegada, o Príncipe-Regente D.JOÃO  abre os portos às nações amigas, favorecendo a Inglaterra.
Acordos assinados em 1810 permitiram a venda de produtos industrializados ingleses a preços baratos.
Assim, quando se consome muito e se produz pouco ( ou nada ), o resultado é a elevação dos preços (inflação).
Quando se compra muito e se vende pouco, a consequência é a dívida.
Para pagar a dívida, tornou-se necessário recorrer a  empréstimos do exterior.
Aqui começaram os grandes problemas da economia nacional.
 
 
 
 
 
INDEPENDÊNCIA  e  I REINADO
 
 

 

 
11  -  Quando  D.JOÃO VI  voltou a Portugal, deixou o governo do Brasil para o filho  D.PEDRO, aconselhando-o a proclamar a independência e tornar-se rei, "antes de qualquer outro aventureiro".
Os homens que o rodearam e que assumiram a direção do movimento de emancipação eram das categorias mais importantes, interessados em manter a produção por trabalho escravo, manter a ordem, evitar a anarquia e os "excessos do povo".
A eles interessava a  propriedade, a liberdade e a segurança.
E para o povo ?
 

 
12  -  A  CONSTITUIÇÃO de 1824, outorgada por  D.PEDRO I, afirmava a liberdade e a igualdade de todos perante a lei  -  mas a maioria da população permanecia escrava;
garantia o direito de propriedade, mas 19/20 do povo vivia em terras alheias;
garantia a segurança individual, mas matava-se impunemente;
garantia a independência da justiça, mas ela se transforma em instrumento dos latifundiários; 
abolia a tortura, a mutilação, a marca de ferro, mas preservava a pena-de-morte, os açoites e gargalheiras.
Os senhores continuavam supremos juízes, decidindo a vida e a morte de   'seus homens'.
 

 
 
 
REGÊNCIAS
 

 
 
 
13  -  Enquanto  D.PEDRO DE ALCÂNTARA, príncipe herdeiro, ainda era criança, as elites se digladiavam pelo poder e governavam reaccionariamente.
Enquanto isso, o país perdia competitividade no mundo internacional e afundava-se na dependência das potências estrangeiras.
O povo, ignorante, oprimido, analfabeto e miserável, resolveu então começar a lutar por uma vida mais livre e justa.
 
 
14  -  A  imprensa  constituiu um importante canal de luta política.
Muitos jornais eram pasquins, criados para defender ou atacar uma posição política ou o nome de uma pessoa.
Usavam linguagem apaixonada, violenta, exagerada e parcial.
P'ra despertar o interesse do leitos inculto, introduziram a  caricatura  e palavras de forte agressividade.
 

 
 
II  REINADO
 
 

 
15  -  "O Imperador nomeia o Ministério;  o Ministério faz a eleição; a eleição faz a maioria.
Em última análise : o Imperador faz a maioria e isto é o que é o  sistema representativo no Brasil" 
( JOAQUIM NABUCO, 1868 ).

 
 
16   -   "A mentalidade escravista criou sérias dificuldades para a implantação da indústria e do trabalho assalariado no país. 
Havia profundo preconceito contra qualquer tipo de trabalho braçal.
Só os negros podiam fazer força.
A grande ambição das família livre e pobre era conseguir, para seus membros, um trabalho que  'não sujasse as mãos' :  serviço em algum escritório liberal ou nomeação para um cargo público.
Indicar e proteger conhecidos e familiares tornou-se um grande negócio para os políticos: garantiam aliados e eleitores constantes, sem gastar um tostão de seu bolso"
[ GILBERTO COTRIM ].
 

 
17  -  A  Monarquia  teve a missão de realizar a unidade nacional.
 
 

 
 
REPÚBLICA  VELHA
 

 
 
 
18  -  O Brasil mudou de governo, trocou de bandeira, ganhou Constituição nova, separou a Igreja do Estado.
Mas a estrutura sócio-política não foi alterada :  os chefões eram os mesmos e os pobres continuaram na miséria.
Os dois primeiros presidentes militares fizeram a  'República da Espada'.
O terceiro, um civil, representou a subida da oligarquia cafeeira ao poder.
Os credores externos exigiam o controle sobre os gastos públicos, diminuição da inflação, restrição do crédito às empresas e aumento de impostos.
A riqueza continuou concentrada em poucas mãos, predominando a monocultura para exportação.
Os  'coronéis'  ( = donos das fazendas )  garantiam as eleições de seus protegidos pelo voto aberto e de cabresto.
São Paulo e Minas Gerais fizeram a política do  'Café-com-leite', elegendo o Presidente da República e os operários se organizaram na luta pelos seus direitos...
 

 
19  -  "As classes médias urbanas procuravam fugir do trabalho nas fábricas assumindo funções no comércio, nos bancos e nas repartições públicas. 
Acalentavam o sonho de conseguir o anel de  'doutor'.
Medicina, jornalismo, engenharia, advocacia eram as profissões de prestígio, abriam as portas dos salões elegantes da alta sociedade. 
Assim, o título de  bacharel  ou de  doutor  tornou-se um mito : a via de acesso mais segura para a ascensão social"
[ GILBERTO COTRIM ].
 

 
20  -  WASHINGTON LUIS, último presidente das oligarquias cafeicultoras, derrubado pela  Revolução de 1930, dizia que a  'questão social'  era caso de polícia.
Para a classe dominante, as revoltas ou insatisfações dos trabalhadores deviam ser tratadas na base da violência policial.
 
 

 
 
PERÍODO  VARGAS
 
 

 
 
21  "Nos anos de 1930-45, o nacionalismo passou a ser um elemento importante nos debates, nos discursos dos políticos, nas diretrizes institucionais e nas próprias realizações do governo.
O  tenentismo, a nascente burguesia industrial, os setores mais politizados do proletariado e alguns grupos da classe média, estavam identificando a solução dos seus problemas com soluções nacionalistas, para os dilemas na sociedade como um todo.
A reorganização do Estado, sob GETÚLIO VARGAS, permitiu a revisão das relações de dependência e a reorientação do sistema econômico. 
Ao entrar na 2ª Guerra, associando-se e subordinando-se às diretrizes e ações dos Estados Unidos, o governo foi obrigado a aceitar as condições e as consequências dessa colaboração subordinada"  [ OCTAVIO IANNI ].
 
 

 
 
PERÍODO  POPULISTA
 

 
 
 
22  -  Organizou-se e desenvolveu-se um movimento contrário à idéia de industrializar e emancipar economicamente o país. 
Um projeto de  capitalismo nacional  (subordinado ao estrangeiro)  surgiu num contexto histórico dominado pela redefinição da hegemonia econômica, política, militar e cultural dos Estados Unidos.

 
 
23  -  "Pague-se melhor os trabalhadores e ele terá novas concepções de vida..."
"No dia em que tivermos 5,10 milhões de proprietários rurais, a propriedade estará muito mais defendida. 
Muito mais gente vai poder  e educar os filhos.
É preciso fazer isso para este país ir pra frente !"
( JOÃO GOULART, Presidente da República ).
Há alguma dúvida sobre o porquê do  Golpe Militar de 1964  ?
 

 
 
DITADURA  MILITAR
 

 
 
24  -  "Que os ricos sejam cada vez mais ricos para que, graças a eles, os pobres sejam menos pobres"  -  o discurso de posse do general-ditador-presidente  COSTA E SILVA  foi ovacionadíssimo !
 

 
25  -  "Eu continuo cada vez mais militar.
Estou fazendo uma força desgraçada para ser político (...)
O que eu gosto é de clarim e de quartel. (...)
Eu prendo, eu arrebento !
Prefiro cheiro de cavalo a cheiro de povo".
(Gal. JOÃO FIGUEIREDO - Jornal do Brasil, 11.08.78)
 

 
 
 
NOVA  REPÚBLICA
 
 

 
 
26  -  "Onde há emprego há pão.
Enquanto existir o homem faminto e desesperado não haverá progresso na Nação". 
( TANCREDO NEVES )

 
 
27  -  "Hei de administrar a maior crise da história brasileira, a maior dívida externa do mundo, a maior dívida interna e a maior inflação que já tivemos ;  a dívida social ;  a dívida moral.
Serei o último Presidente de um país pobre". 
( JOSÉ SARNEY )
 

 
28  -  Nos anos 80 o país recobrou a normalidade institucional com a volta da democracia.
É um período de maior participação política e manifestação popular.
Entretanto, a economia estagnou e o Brasil não conseguiu tirar o atraso social deixado pela ditadura.
Na década de 90, sem a maquiagem da censura, mostra a sua verdadeira cara : corrupção, violência, miséria.
Descrentes, muitos brasileiros se desiludem das soluções coletivas.
E na onda da salvação individual, proliferam as academias de ginásticas, as teologias da prosperidade, o misticismo eletrônico com astrologia por computador  (internet).
Entre os jovens, multiplicam-se as tribos urbanas, desde as mais radicais até a tribo das grifes dos  'shopping centers'.
 

 
29  -  "Num país de 30.401.000 habitantes analfabetos, afrontosos 25% da população, cabe advertir : a cidadania começa com o alfabeto !
 
A Constituição é caracteristicamente o Estatuto do Homem (...)

O inimigo mortal do homem é a miséria
Não há pior discriminação do que a miséria.
O Estado de Direito, sectário da igualdade, não pode conviver com o estado da miséria.
 
Democracia é a vontade da lei, que é plural e igual para todos, do Príncipe, que é impessoal e desigual para os favorecimentos e privilégios.
 
Política não se faz com ódio, pois não é função hepática. 
Política é filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. 
( Dep. ULYSSES GUIMARÃES )
 


 
30  -  "Meu pai já me dizia, desde quando eu era pequeno, que eu tinha nascido com  'aquilo roxo' !  E o tenho mesmo, para enfrentar a todos aqueles que querem conspirar contra o processo democrático"  ( FERNANDO COLLOR ).
 
 
"O povo brasileiro é caipira".
"Vagabundo é todo o trabalhador que se aposenta antes dos 50 anos".
"Não dá para transformar todo mundo em rico.
Nem sei se vale a pena, porque vida de rico é muito chata (...)  eu sou professor, não sou rico" 
(  FERNANDO HENRIQUE CARDOSO ).
 



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ADENDAS
 
 

 
 
"A consciência de que há vários  'brasís'  no Brasil no campo econômico quanto social, político, cultural, esses  brasís  precisam ser integrados num todo uniforme e homogêneo mas desenvolvido, é a missão da República.
Sob esse aspecto a República é que verdadeiramente descobriu o Brasil.
Se a Monarquia lutou pela unidade do Brasil r por isso construiu a Pátria Grande, a República luta pela integração do Brasil para construir a  Grande Pátria.
[  ALDO JANOT ]



 
 
"É preciso compreendermos que o Brasil não é exterior a nós, mas está em nós, faz parte do nosso corpo e da nossa alma.
O problema da cultura brasileira é um problema nosso.
Nossa existência será dependente e inautêntica enquanto for dependente e inautêntica a existência do país.
Não temos outra coisa a fazer, senão inventar o nosso destino, construindo uma cultura que seja expressão, a forma adequada do novo Brasil que devemos criar"
[ ROLAND CORBISIER ]



 

 
"A modernidade produziu um mundo menor do que a humanidade.
Sobram bilhões de pessoas.
Não se previu espaço para elas nos vários projetos internacionais e nacionais.
No Brasil essa exclusão tem raízes seculares.
De um lado, senhores, proprietários, doutores.
Do outro, índios, escravos, trabalhadores, pobres.
Isso significa produzir riqueza pela produção da pobreza.
O padrão rural da colônia transferiu-se intato ao país urbano, com pretensões a ser moderno.
O Brasil tem uma indústria com duas caras  -  e a mesma moeda.
Moderna na tecnologia, atrasada nas relações de trabalho.
Não encurtou o abismo entre pobres e ricos.
viraram empresários, mas continuaram a viver em novas versões da casa-grande.
Os escravos viraram trabalhadores, mas continuaram morando nas senzalas, feitas para isolar o pobre depois do serviço.
Aprendemos que em 60 anos de industrialização, o Brasil gerou 3 categorias sociais :  ricos, pobres e indigentes.
É como se elas habitassem países diferentes.
A maioria rica, branca, sofisticada forma uma sociedade mais ou menos comparável à do Canadá.
Tem a maioria pobre, negra, silenciosa, resignada, do tamanho do México.
E há 32 milhões de indigentes, uma Argentina, dentro do Brasil.
No combate à fome há o germe da mudança do país.
Todos podem e devem comer, trabalhar e obter uma renda digna, ter escola, saúde, saneamento básico, educação, acesso à cultura.
Ninguém deve viver na miséria.
Todos têm direito à vida digna, à cidadania.
A sociedade existe para isso.
Ou, então, ela simplesmente não presta para nada !
O  ESTADO   só tem sentido se é um instrumento dessas garantias.
A  POLÍTICA,  os  PARTIDOS,  as  INSTITUIÇÕES,  as  LEIS  só servem para isso.
Fora disso, só existe a presença do passado no presente, projetando no futuro o fracasso de mais uma geração"
[ HERBERT DE SOUZA ].
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


DIDÁTICA
Prof. Jarbas A.Vilela

Criando uma  sala-ambiente de História

 
 









 
 O teto da sala de aula recebeu coleção de mapas de História do Brasil e delicadas maquetes confeccionadas pelos alunos sobre a evolução da "História da Aviação"  e  da  "Conquista do Espaço" :
 










VOCÊ CONHECE NOSSOS HINOS ?
http://jarbasvilela.blogspot.com/2015/10/hinos-do-brasil-voce-os-conhece.html





Para professores de História :

http://jarbasvilela.blogspot.com/2015/01/planejamento-subsidios-para-professores.html

 


 
 

 

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