sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

PERÍODO COLONIAL ( 2ª fase ) : 1580 - 1640.







UNIÃO  IBÉRICA

O Brasil é dominado pela Espanha por 60 anos !

  

Em 1580,
morre o rei-cardeal  D. HENRIQUE, sucessor de  D.SEBASTIÃO :  a dinastia Avis chega ao fim.

O rei da Espanha,  FELIPE II, apresenta-se como candidato legítimo ao trono, pois sua mãe era filha de  D.MANUEL, “O Venturoso”.  Dada a recusa, invade Portugal e se impõe :  presta o  ‘Juramento de Tomar’ e unifica as duas coroas. Com ironia diz :

“Herdei-o, comprei-o e, para tirar dúvidas, conquistei-o”.

Agora o Império Espanhol é o maior do mundo e tão vasto que o Sol nunca se põe.

Portugal é governado por vice-reis, seus funcionários mantêm-se em seus postos, a língua e a moeda continuam oficiais, seus usos, costumes, leis e administração permanecem respeitados.

Mas o império colonial fica aberto às ameaças estrangeiras.



Bandeira do domínio espanhol


 No Brasil desaparece o  Meridiano de Tordesilhas, o que facilita  a penetração da região central,  a expansão da criação de gado
nas margens do Rio São Francisco  ( o rio dos currais ),

Ceará,
Maranhão,

Piauí, 

o comércio entre o sul
e o Rio da Prata.

O relacionamento nessa nova sociedade pecuária é mais humano, menos cruel e com respeito.

O   couro   é usado como porta de cabanas, no vestuário do vaqueiro, como cama, banco para sentar, sacos de comida, arcas para guardar roupa.

Começa a ser exportado para Europa e África, embalando rolos de fumo.



Os jesuítas avançam pelo sertão, fundando  ‘reduções’  (= missões )  para a catequese e exploração do trabalho indígena.

Ensinam-lhes moral e doutrina católica e os costumes europeus.

Fazem-nos roçar e coletar drogas do sertão  [=  madeiras / canela / cacau / guaraná / pimenta / cravo / castanha / baunilha / plantas medicinais  e  aromáticas ],  ensinam-nos a fabricar instrumentos musicais e artesanatos  -  e tudo é remetido à Europa para  lucros da Companhia de Jesus.

Conseguem a edição de normas que proíbem a guerra dos senhores contra os índios e sua escravização,  mas admitem a escravidão negra, pois rende lucros aos traficantes e ao Governo.

  

Enquanto isso ocorre, lá na Europa  

Cena do balcão  -  'Romeu e Julieta'

WILLIAM SHAKESPEARE 
 lança suas obras dramatúrgicas, como  ‘Romeu e Julieta”,  “Rei Lear”  e  “Makbeth” ;

1.605  
MIGUEL DE CERVANTES  publica  “ El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha”  : genial   paródia dos livros de cavalaria, que dá inicio à novela moderna,  onde a dupla  Don Quixote e  Sancho Pança  representam uma sátira à humanidade :  um encara o ideal e outro, as necessidades materiais.
                   Na Inglaterra,  CARLOS I  é coroado rei e obrigado pela burguesia a assinar a  “Bill os Rights” ( =Petição dos Direitos ), concedendo prerrogativas ao Parlamento.

                   O flamengo  REMBRANDT  pinta  Lição de Anatomia’ . 
                        GALILEU GALILEI vê-se obrigado a abjurar suas consideradas  ‘heresias’,  no tribunal da Inquisição, para evitar ser queimado vivo na fogueira.
                   Em Veneza inaugura-se  o primeiro teatro lírico permanente.
 
 1.608
SAMUEL CHAMPLAIN funda Quebec  (Canadá).
1.609 
JOHANES KEPLER publica  ‘Astronomia Nova’, demonstrando que as órbitas que os astros percorrem são elípticas e não circulares.
1.610 
GALILEU GALILEI  inventa o  telescópio.
1.611 
RUBENS  pinta  ‘Descida da Cruz’.

Como as regiões africanas fornecedoras de escravos caíssem em mãos holandesas, escasseando e aumentando o valor do escravo, os paulistas, pobres e miseráveis, iniciam as  bandeiras de caça ao índio  para o mercado interno e se transformam em lucrativas empresas comerciais, oficializadas na  Câmara de São Paulo.

Após  1610, MANOEL PRETO  e  RAPOSO TAVARES  investem sobre  ‘reduções’ jesuíticas  de Tape ( RS),  Guaíra (PR), Itatim e Bela Vista (MT) e Gurupa (PA), onde o índio pacificado, catequisado e aculturado tem mais valor.

Normalmente valia 5 vezes mais que o negro.

Estima-se que   300.ooo  índios são aprisionados.





Com o apoio de  MARIA DE MÉDICIS, regente da França, DANIEL DE LA TOUCHE desembarca no Maranhão, em 1612.

Ergue o Forte de São Luis e  funda uma nova colônia : a “França Equinocial”.

Cercados por terra pelo mestiço  JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE  e por mar por  ALEXANDRE DE MOURA, os franceses se rendem em 1615.

  
1.620  
O navio  ‘Mayflower', chega na América, com 102 puritanos : eles fundam Plymouth (origem de Massachusetts).


As cidades da  'República das Províncias Unidas'  (= Holanda ), como Amsterdã, tornaram-se as principais praças financeiras e mercantís do mundo, graças ao rendoso comércio do refino do açúcar.

Dos lucros, 70% são da Holanda, 25% de Portugal e 5% dos senhores de engenho.

40 a 50 mil caixas de açúcar saerm do Brasil, anualmente.

A Holanda se independizára da Espanha, mas os espanhóis, inconformados, reiniciam guerra  ( 1621 ) contra os flamengos e proíbem o monopólio do açúcar brasileiro.

 
Montando um meticuloso plano militar, a Companhia das Índias Ocidentais ( WIC ) ocupa o Brasil.

Primeiro, invade  Salvador  ( 1624 ) e aprisiona o governador  DIOGO MENDONÇA FURTADO.

A resistência é liderada pelo bispo D.MARCOS TEIXEIRA, com táticas de guerrilha ;  são derrotados por uma esquadra de 52 navios e 12.000 homens, enviados por  FELIPE III :  a Jornada dos Vassalos.

O segundo alvo é  Pernambuco, em 1630 :  tomam Recife e Olinda e aliam-se a alguns brasileiros, destróem o Arraial do Bom Jesus  ( e outros focos de resistência )  e ocupam mais 3 capitanias :

Itamaracá,

Paraíba e

Rio Grande do Norte  -  o Forte Reis Magos capitula em 1633.

Vencedores da batalha em  Mata Redonda  ( 1636 ), firmam seu domínio fundando a colônia  “Nova Holanda”.
 




1.624  
Fundação da Universidade de La Paz   (Bolívia).
1.625 
Morte do rei JAIME I, coroação de  CARLOS I.
1.628 
CARLOS I  assina a  ‘Petição dos Direitos’.

1.630
Os holandeses tomam o Suriname e Caracas.

1.634 
Lord  BALTIMORE funda a colônia  Maryland.

1.636
Fundação da Universidade Harward.

1.637  
RENÉ  DESCARTES  publica o  ‘Discurso sobre o Método’  ( ‘Discours de la Méthode pour bien Conduire la Raison et Chercher la Vérité dans les Sciences’  -  onde  diz   “quem duvida pensa ;  se pensa, logo existe”  :  isto é  -   basta a razão, a capacidade de raciocínio, para se conhecer todo o Universo e livrar a ciência dos preconceitos e superstições.
  


 A  Companhia das Índias Ocidentais  nomeia  JOÃO MAURÍCIO DE NASSAU SIEGEN  como governador da  'Nova Holanda', em  1637.

Ele concede créditos aos senhores e reaparelha engenhos,

recupera canaviais e a compra de escravos,

concede liberdade de culto,

inaugura uma sinagoga,

remodela Recife com obras sanitárias e pontes,

ergue  'Maurícia'  e o  'Palácio Friburgo',

instala um bordéu,

promove a vinda de artistas  ( como FRANZ POST ),
médicos  ( como  WILLEN PISO ),
astrônomos, matemáticos, arquitetos e naturalistas  ( JORGE  MARCGRAVE ).

Obriga o cultivo obrigatório da mandioca  (para alimentação escrava)  e

Ordena um dia de folga aos escravos .




 




 Eis a opinião de frei  MANUEL CALADO  sobre Nassau, escrita em Recife, em 1648 :

“ Andava o Príncipe Conde Maurício de Nassau tão ocupado em fabricar a sua nova cidade, que para afervorar aos moradores a fazerem casas :   ele mesmo, com muita curiosidade, lhe andava deitando as medidas, e endireitando as ruas, para ficar a povoação mais vistosa, e lhe trouxe a entrar por  o meio dela, por um dique, ou levada, a água do Rio Capivaribe a entrar na barra, por o qual dique entravam canoas, batéis, e barcas para o serviço dos moradores por debaixo das pontes de madeira, com que atravessou em algumas partes este dique a modo de Holanda, de sorte que aquela Ilha ficava toda rodeada de água :  também ali fez uma casa de prazer, que lhe custou muitos cruzados ;    e no meio daquele areal estéril e infrutuoso plantou um jardim, e todas as castas de árvores de fruto que se dão no Brasil, e ainda muitas que lhe vinham de diferentes partes, e à força de muita outra terra frutífera, trazida de fora em barcas rasteiras, e muita soma de esterco, fez o sítio tão bem acondicionado como a melhor terra frutífera ;    pôs neste jardim dois mil coqueiros, trazendo-os ali de outros lugares, porque os pedia aos moradores, e eles lhes mandavam trazer em carros, e deles fez umas carreiras compridas e vistosas, a modo da alameda de Aranjués, e por outras partes muitos parreirais e tabuleiros de hortaliças e de flores, com algumas casas de jogos e entretenimentos, aonde iam as damas e seus afeiçoados a passar as festas de verão, e a ter seus regalos, e fazer suas merendas, e beberetes, como se usa em Holanda, com seus acordes instrumentos ;    e o gosto do Príncipe era que todos fossem ver suas curiosidades e ele mesmo por regalo as andava mostrando ;    e para viver com mais alegria deixou as casas aonde morava, e se mudou para o seu jardim com a maior parte dos seus criados.
Também ali trazia todas as castas de aves e animais que pôde achar, e como os moradores da terra lhe conheceram  a condição e o apetite, cada um lhe trazia a ave, ou animal esquisito que podia achar no sertão  (...) 





 Várias expedições militares dirigem-se ao norte e nordeste, ocupando a região, erguendo fortificações e povoamentos, como

Filipéia de N.Sª das Neves  ( atual João Pessoa – PB ),

Forte dos Reis Magos  ( Natal- RN ),

Forte de São Pedro,

Forte de N.Sª do Amparo  ( Fortaleza – CE ) e

Forte do Presépio de Santa Maria de Belém  (  Belém – PA ).











 FILMES  SOBRE  A  ÉPOCA  :
Romeu e Julieta
Makbeth
O Homen de La Mancha



QUESTÕES  DE VERIFICAÇÃO :
Períodos Pré-Colonial e Colonial (1ª e 2ª Fases) :


1)  O inicio da História do Brasil ocorreu no ano de 1500, quando :
          a  (   )  Pedr'Alvarez de Gouvêa aqui desembarca, nas costas da Bahia, comandando 13 caravelas.
          b  (   )  O frade Henrique Soares de Coimbra celebra a primeira missa, impondo o cristianismo aos índios.
          c  (   )  Pero Vaz de Caminha escreve ao rei D.Manuel uma carta-relato sobre a viagem de Gouvêa.
          d  (   )  Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas, dividindo as terras da América entre si.
          e  (   )  Vasco da Gama desembarca em Calicute, na Índia, concluindo o périplo africano.

2)  "Em 1503,partiu de Portugal a expedição exploradora de Gonçalo Coelho, que trazia novamente o piloto italiano Américo Vespúcio. Aqui, ele separa-se de G.Coelho e segue em direção ao sul, fundando a primeira feitoria em Cabo Frio e organizando a primeira expedição de reconhecimento ao interior do Brasil."  Enquanto isso ocorria , na Europa ...
          a  (   )  Michelangelo esculpia em mármore "Davi", sintetizando o homem renascentista.
          b  (   )  Martinho Lutero revoltava-se contra a imoralidade do clero e os dogmas da Igreja.
          c  (   )  o Papa Clemente Vii recusava o divórcio do rei inglês Henrique VIII para se casar com Ana Bolena.
          d  (   )  William Shakespeare publicava "Romeu e Julieta" - uma obra dramaturga-teatral.
          e  (   )  o flamengo Rembrandt pintava o quadro "Lição de Anatomia".

3)  Durante a época colonial o Brasil foi também invadido por outros povos europeus : um deles tomou a baía da Guanabara,em 1555; o outro ocupou por 24 anos todo o Nordeste, a partir de 1630. Respectivamente, estamos falando :
          a  (   )  dos ingleses e franceses.
          b  (   )  dos italianos e holandeses.
          c  (   )  dos holandeses e árabes.
          d  (   )  dos franceses e holandeses.
          e  (   )  dos holandeses e franceses.

4)  Na época da mineração, ou Vice-Reinado, ocorreram as mais importantes rebeliões em Vila Rica. A primeira delas marcou um grande protesto contra a criação das "Casas de Fundição" - uma enérgica medida da Coroa para acabar com a sonegação ; a segunda, rebentaria no dia da cobrança da 'derrama' - um pesado imposto para completar a quantia de ouro não enviada a Portugal, durante o ano.  Foram elas :
          a  (   )  Guerra dos Emboabas e Revolta dos Alfaiates.
          b  (   )  Insurreição Pernambucana e Inconfidência Baiana.
          c  (   )  Revolta de Beckman e Guerra dos Mascates.
          d  (   )  Revolta dos Malês e Insurreição dos Vice-Reis.
          e  (   )  Revolta de Felipe dos Santos e Inconfidência Mineira.

5)  Em 1640, aproveitando-se do inicio da guerra entre Espanha e França, os portugueses conseguem reaver a coroa e o trono, independizando-se do domínio espanhol.  Essa notável separação, que coroou D.João IV, é conhecida como :
          a  (   )  Renovação Portuguesa.
          b  (   )  Restauração.
          c  (   )  Insurreição de Bragança.
          d  (   )  Guerra Separatista dos Cravos.
          e  (   )  Revolução do Porto.

6)  A exploração do ouro no Brasil teve como consequências sócio-políticas :
          ( I  )    o desenvolvimento do povoamento e urbanização da região mineira ;
          ( II )    a diversificação dos grupos sociais na colônia ;
          ( III)    a intensificação das bandeiras de caça ao índio para mão de obra na mineração ;
          ( IV)    a mudança da capital para o Rio de Janeiro ;
          ( V )    a ampliação do território pelo Tratado de Madri.
      Conforme o enunciado ,
          a  (   )  a frase (IV) não corresponde à verdade, porque o Rio só se torna capital para receber a corte portuguesa.
          b  (   )  a afirmativa (III) destaca-se como não verdadeira.
          c  (   )  apenas as frases (I, II e IV) são afirmativas historicamente corretas.
          d  (   )  o ítem afirmativo (II) não é verdadeiro, porque manteve-se a mesma estrutura da primeira fase colonial.
          e  (   )  todas as respostas são verdadeiras.

7)  A produção de açúcar no Brasil colonial :
          a  (   )  foi praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
          b  (   )  possibilitou a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
          c  (   )  consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifúndio monocultor e escravocrata.
          d  (   )  desde o inicio garantiu o enriquecimento da região sul, pois Martim Afonso de Souza era grande amigo do rei.
          e  (   )  não exigiu muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando $ para atividades mais lucrativas.

8)  Homem de extraordinário dinamismo, concedeu créditos aos senhores de engenho, recuperou canaviais e a compra de escravos, remodelou Recife com obras sanitárias e pontes, plantou um imenso jardim botânico e frutífero, trouxe pintores, médicos, astrônomos, arquitetos e naturalistas que se maravilharam com o Brasil.  Estamos nos referindo :
          a  (   )  ao conde João Maurício de Nassau Siegen, governador nomeado em 1637 para dirigir a "Nova Holanda".
          b  (   )  ao fidalgo donatário Duarte Coelho, que engrandeceu a Capitania Hereditária de Pernambuco.
          c  (   )  ao destemido calvinista Nicolau Durand de Villegaignon, criador da primeira colônia de povoamento da América.
          d  (   )  ao célebre Governador-Geral Tomé de Souza, que também fundou Salvador para ser a capital do Brasil.
          e  (   )  ao Marquês de Pombal, Ministro do rei D.José I, que se notabilizou por suas enérgicas decisões.

9)  Divulgação das idéias do Iluminismo, aumento dos soldos militares, liberdade aos escravos, independência política de Portugal para o Brasil - estes ideais fervilhavam secretamente entre indivíduos de diversas classes sociais que se indignavam contra a pobreza, os altos tributos e a opressão da Metrópole.  Estamos falando
          a  (   )  dos sonhos da Inconfidência Mineira de 1789.
          b  (   )  do ideário da Insurreição Pernambucana de 1645.
          c  (   )  do movimento maçônico de 1821, liderado por Golçalves Ledo.
          d  (   )  dos temas da Revolução Pernambucana de 1817.
          e  (   )  das pretensões dos inconfidentes baianos de 1798.

10)  O interesse dos ingleses ao auxiliar a fuga da família real para o Brasil, em 1808, foi :
          a  (   )  endurecer Napoleão Bonaparte, que havia decretado o Bloqueio Continental.
          b  (   )  fazer o Príncipe Regente D.João se interessar mais pelo Brasil e menos por Portugal.
          c  (   )  conseguir vantagens comerciais no Brasil e proteger o Príncipe Regente D.João, único aliado na Europa.
          d  (   )  forçar uma aliança entre a França e a Inglaterra contra todos os países europeus.
          e  (   )  fazer da Inglaterra a maior potência da Europa, em termos marítimos e comerciais.



Respostas corretas :
1)  c   2)  a   3)  d   4)  e   5)  b   6)  b   7)  c   8)  a   9)  e   10)  c




Nenhum comentário:

Postar um comentário