O primeiro Ministério Liberal nomeado por D.PEDRO II se mantém só por 8 meses :
mostra-se incapaz de pacificar as Províncias,
é o responsável por grandes escândalos
e pelas "eleições do cacete" ( organizam grupos de marginais para dissolverem, a pauladas, as reuniões políticas dos conservadores, assaltar as mesas eleitorais, espancar e assassinar.
O novo Ministério Conservador dissolve a Câmara dos Deputados, eleita fraudulentamente - o que provoca reações liberais (1842) :
em Sorocaba, o Brigadeiro RAFAEL TOBIAS DE AGUIAR e o Pe. FEIJÓ lideram uma revolta - CAXIAS prende FEIJÓ em Venda Grande e AGUIAR foge para o Rio Grande do Sul, onde prossegue a Revolução Farroupilha ;
em Barbacena, TEÓFILO OTONI lidera outra revolta, sufocada também por CAXIAS em Santa Luzia.
Um acordo entre o DUQUE DE CAXIAS e os farrapos põe fim à Revolução Farroupilha.
O ataque do caudilho uruguaio ORIBE contra o Rio Grande do Sul facilita os entendimentos : combatentes rebeldes são incorporados ao exército imperial mantendo suas patentes, escravos combatentes são alforriados e se concede anistia geral.
O Ministro ALVES BRANCO , mediante o fim dos acordos britânicos, cria uma taxa única ( 1844 ) sobre as importações, fixada em 30% - isto facilita a criação de fábricas têxteis, de alimentação e de produtos químicos, além de outras de menor importância.
A dinamização dos negócios faz surgir a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (1845) e através de decreto do Ministro ALVES BRANCO é regulamentada a profissão de 'corretor'.
Entre 1844 e 1848 sucedem-se vários ministérios liberais, sendo um deles o responsável pela criação da 'Presidência do Conselho de Ministros', introduzindo o sistema parlamentarista de governo ( 1848 ) :
agora, o Imperador, como Chefe de Estado, nomeia um 'Primeiro Ministro' (= Chefe de Governo) e este forma um 'Gabinete' (isto é, escolhe os outros ministros), para exercer o Poder Executivo, fiscalizado pela Câmara dos Deputados e pelo Imperador.
O 'Gabinete' recebe o nome do 'Primeiro Ministro'.
No Uruguai há dois partidos : "Blanco" e "Colorado". Defendendo seus interesses na região, o Brasil apóia os colorados, enquanto MANUEL ROSAS, presidente caudilho da Argentina, alia-se aos blancos.
Aproveitando a instabilidade política,
os assaltos uruguaios
e assassinatos de estancieiros gaúchos,
o governo imperial envia CAXIAS para combater os blancos, entrando vitorioso em Montevidéu, enquanto o General URQUIZA ( comandante do exército das Províncias argentinas de 'Corrientes' e 'Entre-Rios') vence em Passo del Molino e, em Monte Caseros, as tropas unidas de CAXIAS e URQUIZA derrotam ROSAS e entregam a presidência argentina ao General BARTOLOMEU MITRE.
1846
Frans Lizst compõe "Rapsódias Húngaras"
1847 :
o senador NICOLAU DE CAMPOS VERGUEIRO, em sua fazenda em Ibicaba [São Paulo] , adota o sistema de parceria, servindo de exemplo a outros fazendeiros : custeia, a título de antecipação dos rendimentos, o transporte e o sustento de famílias imigrantes, nos primeiros anos de suas permanências na propriedade.
Esses trabalhadores retêm 1/3 dos lucros dos cultivos, entregando o restante ao fazendeiro para amortizar a dívida inicial.
A mudança de ministério, chefiado por PEDRO DE ARAÚJO LIMA e a nomeação de um Presidente conservador para Pernambuco ( HERCULANO FERREIRA PENA ), servem de pretexto para os liberais da Rua da Praia, em Olinda, iniciarem uma luta armada - divulgam pelo "O Diário Novo" os movimentos socialistas europeus e BORGES DA FONSECA publica um "Manifesto ao Mundo" (1848), reivindicando :
"1º O voto livre e universal do Povo Brasileiro ;
2º A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio de imprensa ;
3º O trabalho como garantia de vida para o cidadão Brasileiro ;
4º O comércio de retalho só para os cidadãos Brasileiros ;
5º A inteira e efetiva independência dos poderes constituídos ;
6º A extinção do Poder Moderador e do direito de agraciar ;
7º O elemento federal na nova organização ;
8º A completa reforma do Poder Judicial, em ordem a assegurar as garantias dos direitos individuais dos cidadãos ;
9º A extinção da lei do juro convencional ;
10º A extinção do atual sistema de recrutamento."
Não conseguem tomar Recife e muitos fogem para o interior : NUNES MACHADO, um dos líderes, é morto em combate, enquanto PEDRO IVO VELOSO, resistindo por 3 anos, é traído pelo próprio pai e preso com outros praieiros [ serão perdoados em 1849 ].
1848
O dentista WILLIAM MORTON faz a primeira cirurgia sem dor aplicando éter.
MARX e ENGELS publicam o "Manifesto Comunista".
4 de setembro de 1850 :
a Lei EUZÉBIO DE QUEIRÓZ extingue o tráfico escravista negreiro, mediante aumento das pressões do governo inglês.
O capital usado nessa aquisição de negros começa lentamente a ser desviado para empreendimentos novos e úteis :
abertura de fábricas,
bancos,
indústrias
e companhias de todo tipo ... utilizando, agora, mão de obra assalariada de imigrantes europeus.
A expansão da economia cafeeira requer meios de transportes mais modernos e nesse campo empenha-se o gaúcho IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA, "Barão de Mauá" :
é o pioneiro na implantação de ferrovias ( a primeira locomotiva inglesa do Brasil, a "Baronesa" - homenageia sua esposa ) e rodovias pavimentadas com pedras ;
investe em eletricidade,
agricultura,
construção naval (vapores e rebocadores),
estaleiro,
fundição,
companhia de gás
e bondes.
Dirige os "Bancos MAUÁ" ( com agências em Paris, Londres, Nova Iorque e Buenos Aires ), "Mac-Gregor & Cia." e "Casa Mauá & Cia." e mais 17 empresas em 6 países.
Seu projeto modernizante não encontra respaldo político de apoio aos empreendimentos, não consegue enfrentar a concorrência dos capitais ingleses e acaba falindo ( em 1878 ).
algodão,
couro,
borracha
e cacau
não se igualam ao café no domínio das exportações.
A Lei das Terras (1850) determina que as terras públicas só podem tornar-se propriedade provada por meio de compra e não mais por doação ou posse.
O preço das vendas devem ser elevados para inviabilizar o acesso de pessoas de poucos recursos, incapazes de manter exportações.
Terras não regularizadas devem ser demarcadas e registradas (o que envolve custos).
Os recursos das vendas e registros devem subsidiar a imigração.
1858
OFFEMBACH compõe "Orfeu no Inferno".
STRAUS JR compõe "Tritsch-tritsch polca".
1859
CHARLES DARWIN escreve "A Origem das Espécies".
CHARLES GOUNOD compõe "Fausto".
Após a eleição do 'blanco' ATANÁSIO AGUIRRE para a presidência do Uruguai, ocorrem novas violações na fronteiras brasileiras..
D.PEDRO II ordena ao Marechal MENA BARRETO nova invasão do Uruguai.
O Almirante TAMANDARÉ bloqueia Montevidéu e AGUIRRE foge para o Paraguai.
VENÂNCIO FLORES, novo presidente 'colorado', assina com o Brasil o "Acordo de União".
1860
ABRAHAM LINCOLN é eleito Presidente dos Estados Unidos da América.
1861
Guerra de Secessão - EUA.
Pequenos incidentes (1861/2) ligados ao afundamento do navio inglês "Prince of Walles", à prisão de alguns marinheiros britânicos bêbados e as atitudes do arrogante embaixador britânico WILLIAM CHRISTIE, levam o Brasil ao rompimento das relações diplomáticas com a Inglaterra, que aprisiona 5 navios mercantes brasileiros e não aceita decisão do arbitramento internacional favorável ao Brasil.
1862
VITOR HUGO publica "Os Miseráveis".
1863
Batalha de Gettysburg - EUA.
C.BIZET compõe "O Pescador de Pérolas"
1864
Londres : reúne-se a 'I Internacional'.
LEON TOLSTÓI publica "Guerra e Paz".
O Papa PIO IX, através da 'Bula Syllabus' (1864), combate os maçons, divulgadores das idéias revolucionárias de 'igualdade' e 'liberdade'.
No Brasil, muitos católicos e membros do clero frequentam lojas maçônicas, o que cria um conflito de autoridade entre o imperador e alguns bispos que, desrespeitando o 'padroado', desobedecem ordens imperiais, são punidos com prisão e trabalhos forçados.
D.PEDRO II utiliza-se do 'beneplácito', conferido pela Igreja, que lhe dá o poder de acatar ou não as bulas papais, em território brasileiro.
1865
RICHARD WAGNER compõe "Tristão e Isolda".
Assassinato de A.LINCOLN - EUA.
1866
VON SUPPÉ compõe "Cavaleria Ligeira"
1867
CARL MARX publica "O Capital".
1868
Egito : Inauguração do Canal de Suez
1ª encenação da ópera "Aída" de G.VERDI.
1869
STRAUS JR compõe "Pizzicato Polca".
O Paraguai
é a única nação da América do Sul que não tem analfabetos nem dívida externa, é industrializada (estradas de ferro / siderurgia / indústrias) e já realizára a sua reforma agrária.
Produz roupas, alimentos e tem o melhor exército.
Mantém protecionismo alfandegário e balança comercial favorável.
Contudo, não tem uma saída direta para o mar, à menos que utilize o Rio Paraguai.
Seu Presidente, o ditador FRANCISCO SOLANO LOPES tem planos imperialistas de uma expansão, tomando terras da Argentina e sul do Brasil.
Discordando das ações intervencionistas brasileiras na Bacia do Prata, que põe em ameaça a soberania paraguaia, determina a captura do vapor 'Marquês de Olinda", que leva para Mato Grosso o presidente daquela província brasileira e ordena ataque ao Forte Coimbra e à Colônia Militar de Dourados.
Inicia-se a Guerra do Paraguai :
por um acordo firmado em Londres, estava formada a "Tríplice Aliança", envolvendo Brasil - Uruguai - Argentina, com vultuosos empréstimos para a manutenção do conflito - compra de fardamentos, armas, munições, canhões...
Sob o comando do Almirante BARROSO, vence-se a Batalha do Riachuelo (11/jun./1865) com a corveta "Amazonas" ;
o General OSÓRIO ganha em Tuiutí (1866) ;
em 1867 tentamos nos apossar da estância de gado de Laguna, encontrando-a obstruída : na retirada, morrem milhares de soldados de fome e cólera-morbo ;
CAXIAS, na campanha da 'Dezembrada' sai vitorioso em Humaitá, Itororó, Avaí, Lomas Valentinas e entra finalmente em Assunção, onde JOSÉ MARIA DA SILVA PARANHOS organiza um Governo Provisório ;
O CONDE D'EU, genro do imperador, comanda as batalhas em Peribebuí e Campo Grande e, na campanha da Cordilheira, em Cerro Corá (1/mar./1870) entrega-se e morre SOLANO LOPES.
Oscar Pereira da Silva - "Batalha Naval do Riachuelo".
O Paraguai e sua indústria está literalmente arrazado e sua população reduz-se às mulheres, crianças e inválidos.
Os países aliados estão chorando seus mortos e sufocados pelas dívidas externas.
A Inglaterra da 'Era Vitoriana' é a grande vencedora do conflito : destruiu um concorrente industrial sul-americano, não envolveu um soldado sequer e aumentou extraordinariamente seus lucros com essa guerra.
cabe ao Estado a contratação,
o custeio da vinda de imigrantes e
a regulamentação das relações entre fazendeiros e trabalhadores a fim de conter os abusos.
Milhares de alemães,
italianos,
suíços,
portugueses
e espanhóis
sonham ganhar aqui muito dinheiro, tornando-se grandes proprietários.
Entretanto o sistema os condiciona a pequenos salários, dificultando a realização desses sonhos.
A edição do jornal "A República" de 02 de dezembro de 1870, publica o "Manifesto Republicano" : documento que propõe
a introdução do regime republicano,
a extinção da vitaliciedade senatorial
e a separação Igreja-Estado.
Prevalecem as idéias de QUINTINO BOCAIÚVA que prega a via pacífica, opondo-se ao radicalismo de SILVA JARDIM, defensor de uma revolução popular para tal objetivo.
A partir daqui alastram-se os 'clubes republicanos' : os de São Paulo, reunidos na Convenção de Itú, criam o 'Partido Republicano Paulista' (1873).
"Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança.
Estandarte que a luz do sol encerra,
As promessas divinas da esperança...
Tu, que da liberdade após a guerra
Foste hasteado dos heróis na lança,
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha !"
É ANTONIO DE CASTRO ALVES quem recita...
Através do "Navio Negreiro" , "Vozes d'África" e "Espumas Flutuantes", o poeta baiano protesta veementemente contra a escravidão, somando-se a LUIS GAMA e JOAQUIM NABUCO, outras vozes abolicionistas, influenciadas pelos Estados Unidos da América, pela alforria concedida aos escravos que participaram na Guerra do Paraguai e fortes pressões do governo inglês.
O grupo paulista dos caifazes (= jornalistas, advogados, padres, estudantes, comerciantes, ex-oficiais) invadem fazendas promovendo fugas de escravos para quilombos, arrecadam fundos para alforriar negros...
28 de setembro de 1871 :
é aprovada a "Lei do Ventre Livre" pelo gabinete conservador do VISCONDE DO RIO BRANCO : nascida livre, a criança fica sob tutela dos fazendeiros até 8 anos, sendo depois entregue ao governo (mediante uma indenização) ou mantida na fazenda até os 21 anos, cujos serviços são utilizados como indenização pelo período de criação.
in Arquivo de documentos historiológicos do Prof. Jarbas Vilela.
Nota nº 41
(Art. 6º do regulamento n. 4,835 do 1º de dezembro
de 1871)
Manoel Domno Ferreira da Incarnação ,
residente neste município, declara que no dia 1ºde
Novembro de 187 / nasce o de sua escrava, Preta,
de nome Sesolda,crioula,Solteira,que se acha
matriculada com os ns. 5 da matricula geral do
município e _________ da relação apresentada pelo
Senhor, cuja criança de cor preta do sexo
Femenino foi,baptisada com o nome de Flocidade,
na Parochia de(st)a residência fo
na Parochia de(st)a residência fo
rao Padrinhos Cl( )Jo(ao)de Azeve
do, Margarida Cassia de Jesus.
Provincia de São Paulo,
município de Lorena,
parochia de Villa de Cruzeiro,
28 de Agosto de 187 2
Manoel Domno Ferra da Incarnação
[ Nota : este Manoel Domiciniano Ferreira da Encarnação foi casado com Maria Cândida do Rosário, pais de Maria Júlia Encarnação do Amaral, bisavó paterna do Prof. Jarbas Vilela]
1876
GRAHAN BELL patenteia o telefone.
1879
THOMAS EDSON : 1ª lâmpada incandescente com filamento de carbono.
1880
Partilha da África entre Inglaterra, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.
1885
DAIMLER e BENZ - motor a gasolina.
Depois do prestígio das vitórias na Guerra do Paraguai, os militares querem participar mais da vida política do país. Mas têm que receber autorização direta do Ministro da Guerra para defenderem suas idéias pela imprensa.
Os Coronéis SENNA MADUREIRA e CUNHA MATOS abrem um sério conflito entre o Exército e o Governo, onde acaba também se envolvendo o Marechal DEODORO DA FONSECA.
1885 - A "Lei dos Sexagenários", do Ministério SARAIVA, é promulgada pelo Ministro BARÃO DE COTEGIPE :
liberta os escravos com mais de 65 anos - uma medida para os fazendeiros se livrarem das 'peças' improdutivas.
Conta-se, sobre isso, que muitos são queimados vivos nas fornalhas ou assassinados por afogamento ou enforcamento...
Respondendo pelo trono na ausência de seu pai que viajava à Europa, a Princesa ISABEL assina o texto da "Lei Áurea", extinguindo a escravidão no Brasil.
Os negros libertos não recebem nenhuma ajuda do Estado para se integrarem à vida social livre ; seus antigos senhores, queixosos por falta de indenização, começam a apoiar manifestos e causa republicanas.
"A República, como nós a queremos e como a temos proclamado em vários dos nossos manifestos, tem e deve ser um governo de liberdade, de igualdade, de fraternidade, de justiça, de paz, de progresso e de ordem ;
de garantia para todos os direitos e de respeito para todos os interesses legítimos.
Na alma nacional, fixou-se com a aspiração da idéia republicana a idéia de que o fim da monarquia deve fatalmente coincidir com o fim do segundo reinado.
Julgo poder assegurar que somos chegados ao período agudo da crise social e política da nossa pátria e que a nação brasileira tem demonstrado a sua firme intenção de repelir energicamente a hipótese do terceiro reinado".
[ QUINTINO BOCAIÚVA in "O País", 22 de maio de 1889 ]
"Eu queria conciliar monarquia e liberdade, como na Inglaterra. Mas D.PEDRO II tinha aversão às reformas. Eis que, sem desejar a república, me vi denunciado como um republicano".
RUI BARBOSA
Pela Imprensa ou em conferências pregam-se as idéias democráticas que, todavia, não conseguem empolgar a opinião pública.
Os militares acertaram decisão de derrubar o Ministério e proclamar a República, quando se reunisse a 'Assembléia Geral' no dia 20 de novembro.
Enquanto se reuniam no Clube Militar, o Imperador oferecia brilhante festa a oficiais chilenos na Ilha do Fiscal : o último baile da Monarquia (09/nov./1889).
Na tarde de 14 de novembro o Major SOLON propaga notícia falsa de que o Ministro OURO PRETO (AFONSO CELSO DE ASSIS FIGUEIREDO) mandára prender o Marechal DEODORO DA FONSECA, o Tenente-Coronel BENJAMIN CONSTANT e todos os chefes suspeitos do Exército.
Isto inquieta as tropas e precipita os acontecimentos.
Conta-se que DEODORO estava acamado, com dispnéia, e se recusava a participar como líderança do movimento, mesmo porque era amigo pessoal do Imperador : gostavam de conversar e jogar xadrez. FLORIANO PERIXOTO e outros oficiais "o forçaram" a juntar-se a eles.
Na madrugada de 15 de novembro, líderes e tropas se mobilizam, conseguindo depor o Gabinete que se reunia, àquela hora, no Quartel-General do Campo de Santana : o Visconde de OURO PRETO telegrafa ao imperador, em Petrópolis, apresentando sua exoneração, enquanto a Marinha adere ao movimento.
Durante horas nenhuma providência se toma : mas bandeiras do Clube Republicano começam a ser hasteadas no lugar do pavilhão imperial.
A bandeira do Clube Republicano era uma cópia da bandeira norte-americana,
com as cores heráldicas do Brasil
À tarde, estando D.PEDRO II de regresso ao Rio de Janeiro, tenta, sem sucesso, organizar um novo Gabinete ...
JOSÉ DO PATROCÍNIO discursa na Câmara Municipal dizendo
estar proclamada a República - e faz lavrar uma ata do acontecimento.
À noite, na mesma Câmara Municipal do Rio de Janeiro, é organizado um Governo Provisório.
"Entretanto, o povo não tomou parte na quartelada republicana e assistiu tudo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava - muitos acreditavam estar vendo uma parada."
[ ARISTIDES LOBO in "Diário Popular" - São Paulo,18/nov./1889
D.PEDRO II recebe mensagem comunicando sua deposição e é convidado a retirar-se do país dentro de 24 horas.
Já a bordo do 'Alagoas', ele responde por escrito :
"À vista da representação que me foi entregue hoje, às 3 horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das circunstâncias, partir com toda minha família para a Europa, amanhã, deixando esta pátria de nós estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entrenhado amor e dedicação durante quase meio século, em que desempenhei o cargo de chefe de Estado.
Ausentando-me, pois, eu com todas as pessoas da minha família, conservarei do Brasil da mais saudosa lembrança, fazendo ardentes votos por sua grandeza e prosperidade.
Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1889.
D.PEDRO DE ALCÂNTARA"
Curiosidade :
DEODORO DA FONSECA gostava de contar piadas, de recitar em latim, de usar jóias e perfumar a barba.
Conheça o Palácio de Petrópolis :
http://jv-viagens.blogspot.com/2015/09/museu-imperial-petropolis-rj.html
Conheça o Palácio de Cristal :
http://jv-viagens.blogspot.com/2015/09/palacio-de-cristal-petropolis-rj.html
ADENDA :
O PARAGUAI foi um país devastado pela Guerra da Tríplice Aliança. Ferido mortalmente, ao entregar sua espada, Solano Lopes proferiu suas últimas palavras : "Morro...e comigo morre a minha Pátria" !
Realmente, o Paraguai estava devastado e sua população dizimada. Nos últimos confrontos, eram já crianças e velhos que empunhavam as armas em defesa da pátria. Mesmo assim, o genro de D.Pedro II, o Conde d'Eu, abriu fogo contra eles, sem piedade.
De lá para hoje, 2018, o Paraguai se reergueu das cinzas, tal como o Japão, após sua derrota na 2ª Guerra Mundial.
Esta é uma belíssima propaganda do governo paraguaio, que fala, com orgulho, sobre as potencialidades de sua Nação :
O PARAGUAI foi um país devastado pela Guerra da Tríplice Aliança. Ferido mortalmente, ao entregar sua espada, Solano Lopes proferiu suas últimas palavras : "Morro...e comigo morre a minha Pátria" !
Realmente, o Paraguai estava devastado e sua população dizimada. Nos últimos confrontos, eram já crianças e velhos que empunhavam as armas em defesa da pátria. Mesmo assim, o genro de D.Pedro II, o Conde d'Eu, abriu fogo contra eles, sem piedade.
De lá para hoje, 2018, o Paraguai se reergueu das cinzas, tal como o Japão, após sua derrota na 2ª Guerra Mundial.
Esta é uma belíssima propaganda do governo paraguaio, que fala, com orgulho, sobre as potencialidades de sua Nação :
Nenhum comentário:
Postar um comentário