terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

PERÍODO POPULISTA - GETÚLIO VARGAS : 1951 - 1954.



Presidência de
GETÚLIO DORNELES VARGAS  -  RS
Vice-Presidente :
JOÃO  CAFÉ  FILHO


O país agora apresenta uma sociedade mais diferenciada :
os industriais, as classes média e operária urbanas estão fortalecidas ;
fazendeiros de café, comerciantes de importação e exportação e produtores de alimentos, decresceram.
 
Faltam capitais para a indústria de base,
para as obras de infraestrutura  (energia / transportes)
e para importar máquinas e insumos.
 
 
VARGAS  retoma a tônica do  nacionalismo e industrialismo.
 
 
WMV
Vargas - 51 a 54
 




1951
PERÓN eleito Presidente da Argentina.
1952
A Inglaterra explode sua 1ª bomba atômica.




 
Tenta apoiar-se nos sindicatos, mas, desde cedo, sofre severas críticas dos udenistas, da imprensa e do jornalista  CARLOS LACERDA.
 
Denuncia as remessas de lucro excessivas e a má fé dos estrangeiros.
 
Implanta o monopólio estatal do petróleo, criando a  Petrobrás  ( 3/10/53 -  Lei nº 2004 ).
Cria a Eletrobrás  ( 1954 ).
 
 
A dupla imperialista norte-americana  "IKE' / RICHARD NIXON, contrária aos nacionalismos e comunismo, coloca-se contra  VARGAS, que rejeita enviar tropas para a Coréia.
Iniciam-se pressões diplomáticas, militares e econômicas sobre o Brasil liderando uma campanha visando a baixa dos preços do café no mercado internacional e,  dos  US$ 400.000.000  de um empréstimo para o Brasil só liberam  US$  180.000.000.
 
 
Grupos apartidários, simpatizantes aos norte-americanos,
grande parte dos militares,
a força dos trustes e monopólios,
opõem-se contra  VARGAS.
 
Os trabalhadores, cujos salários estão corroídos pela inflação e congelados desde o governo  DUTRA, realizam greves em 53  :  São Paulo parou por 29 dias !
 
 
JOÃO GOULART  é nomeado para o Ministério do Trabalho.
Ao conceder aumento de 100% aos trabalhadores, em fevereiro de 54, é acusado de pretender criar uma  "República Sindicalista".
 
A oposição do Congresso Nacional torna-se agressiva, somada à dos coronéis   GOLBERY DO COUTO E SILVA, SILVIO FROTA, EDUARDO D'ÁVILA, EULER BENTES MONTEIRO  e à da classe média alta, que realiza "Cruzada Democrática"  pelas ruas das principais capitais estaduais, de braços dados.
 
 
Em 5 de agosto de 54,
um atentado contra  CARLOS LACERDA, na Rua Toneleiros - RJ, provoca a morte do  Major-aviador RUBENS FLORENTINO VAZ.
Um inquérito da Aeronáutica acusa o envolvimento de membros da guarda pessoal do Presidente, como  GREGÓRIO FORTUNATO.

WMV
Os Segredos de Agosto



Em 23 de agosto,
o Marechal  MASCARENHAS DE MORAES  pede sua renúncia, entregando-lhe um "Manifesto" assinado por 30 oficiais da Força Aérea.
 
 
Na madrugada do dia 24,
após uma reunião com o seu Ministério no Palácio do Catete,  GETÚLIO VARGAS, isolado do povo e dos seus generais de confiança,  suicida-se para a surpresa e comoção de todos.
 
Numa  "carta testamento", acusa os inimigos da nação como responsáveis por sua morte.
A divulgação desse documento leva o país a aguçadas agitações, pois desperta no povo os sentimentos nacionalistas e anti-imperialistas adormecidos pelos problemas da inflação e do alto custo de vida.
A UDN  está derrotada.
 
 
O Vice-Presidente JOÃO CAFÉ FILHO é em empossado no cargo, horas depois.

 




CARTA TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS
 
"   Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim.
     Não me acusam, insultam ; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. 
     Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. 
     Sigo o destino que me é imposto. 
     Depois de decênios do domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci.
     Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social.
     Tive de renunciar.
     Voltei ao Governo nos braços do povo.
     A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais voltados contra o regime de garantia do trabalho.
     A lei dos lucros extraordinários foi detida no Congresso.
     Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios.
     Quis criar a liberdade nacional de potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás ; mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma.
     A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero.
     Não querem que o trabalhador seja livre.
     Não querem que o povo seja independente.
     Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho.
     Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano.
     Na declaração de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano.
     Veio a crise do café, desvalorizando-se o nosso principal produto.
     Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre nossa economia a ponto de sermos obrigados a ceder.
     Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado.
     Nada mais vos posso dar a não ser o meu sangue.
     Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
     Escolho este meio de estar sempre convosco.
     Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado.
     Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos.
     Quando vos vilipendiarem, sentireis no meu pensamento a força para a reação.
     Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira  de luta.
     Cada gota do meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência.
     Ao ódio respondo com o perdão.
     E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória.
     Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém.
     Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate.
     Lutei contra a espoliação do Brasil.
     Lutei contra a espoliação do povo.
     Tenho lutado de peito aberto.
     O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo.
     Eu vos dei a minha vida.
     Agora ofereço a minha morte.
     Nada receio.
     Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história. "
[ "Diário de Notícias", 24/8/1954 ]
                             

WMV
As 2 cartas testamento.


WMV  
Do retorno de Vargas ao poder , até o suicídio.





Conheça o  PALÁCIO DO CATETE
clique aqui :

http://jv-viagens.blogspot.com.br/2015/09/palacio-do-catete-rio-de-janeiro-rj.html




Características deste período :

Retorno do
NACIONALISMO
 
POLÍTICA INDUSTRIALIZANTE e PROGRESSISTA
 
INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA
 
 
A  'Coca-Cola'  chega ao Brasil
 
 
 
 
 




DIDÁTICA
Prof. Jarbas A.Vilela.

Confecção de diorama
EE "Dep. Benedito Matarazzo".








Pintura de quadros : 'Arte Política'

http://jarbasvilela.blogspot.com/2015/04/quadros-da-historia-arte-politica-na-ee.html












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário